quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Projeto "Soletrando com Dom Bosco"



Aos 14 de agosto de 2010, as Escolas Reunidas Oratório Festivo São João Bosco, desenvolveu o projeto Soletrando com Dom Bosco, onde as alunas do 2º ao 5º ano, perfazendo um total de 300 alunas nos turnos manhã e tarde tiveram participação efetiva durante toda a programação conforme exigência do regulamento da gincana.
As turmas participantes trabalharam com o banco de palavras I(um), conforme anexo, primeiramente explicou-lhes com exemplos como seria o desenvolvimento do projeto, avisando-as de todas as possibilidades referentes a competição que deveria ser saudável e com apenas uma campeã para o prêmio final. Logo após a explicação, foi passado na lousa ou através de cópia xerográfica uma lista de palavras, ou seja, banco de palavras , para as alunas estudarem e dar inicio as classificações da primeira fase.
O projeto foi realizado dentro de cada sala de aula para selecionar e/ou classificar as alunas para a final, sendo assim, cada turma trabalhou com todas as alunas da classe ficando selecionadas duas alunas que tivessem uma maior quantidade de acertos das palavras na primeira fase.
No dia 16/08/10 houve a final onde as alunas classificadas da semi-final participaram da gincana perante equipe diretiva, professores e alunas seguindo assim o projeto com o Banco de Palavras II , aquela que soletrava a palavra corretamente era classificada e a aquela que soletrava a palavra errada era eliminada até chegarmos as grandes finalistas e a posterior campeã.
O Projeto Soletrando teve por finalidade apresentar ao aluno o quanto a língua portuguesa é extensa, e as tantas diferenças da língua falada e escrita, percebeu-se também que neste trabalho houve o incentivo de fornecer oportunidade de atuar em equipe, tomarem decisões e assumir responsabilidades em exercerem tarefas, pois as alunas mesmo sendo de séries diferentes todas se respeitavam.